Apresentação

A cidade de São João del-Rei está em processo de lotação e alocação de unidades industriais em seu Distrito Industrial; o turismo abrange um número significativo de municípios próximos, em diversos circuitos da Estrada Real; inúmeras repartições públicas, organizações de natureza privada, incluindo pequenas indústrias e empresas comerciais e de serviços que dispõem de pessoal necessitando de treinamento e capacitação profissional, e o que é mais importante, o atendimento a pessoas com necessidade de novas habilidades e competências profissionais.

A especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho prestará um grande serviço à comunidade são-joanense, às cidades vizinhas, e às regiões distantes, como tem sido de praxe nos cursos de graduação da UFJS. Como se não bastasse, os projetos inclusos neste programa possuem natureza específica, uma vez que não são oferecidos cursos de tal natureza ou similar num raio de 400 km da cidade de São João del-Rei.

A presente proposta estruturou-se com base no Edital nº 1 de 16 de dezembro de 2006, da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, que representa uma chamada pública para seleção de polos municipais de apoio presencial e de cursos superiores de instituições federais de ensino superior, na modalidade de educação a distância, para o “Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB”, permitindo, através desse, que os municípios, os estados e o Distrito Federal apresentem propostas de polos municipais de apoio presencial para o ensino superior a distância e que as Instituições Federais de Ensino Superior apresentem propostas de cursos superiores na modalidade de educação a distância, a serem ofertados nesses polos de apoio. Esse edital teve por objetivo fomentar o “Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB”, e resultou a articulação e integração experimental de Instituições de Ensino Superior, municípios e estados, nos termos do artigo 81 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, visando à democratização, expansão e interiorização da oferta do ensino superior público e gratuito no país, bem como ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e de metodologias inovadoras de ensino.

A Educação a Distância - EAD, traz em si marcas e características peculiares que a concretizam num tempo e espaço também peculiares. A EAD é uma estratégia para estabelecer uma dinâmica continuada e aberta, de tal maneira que qualquer pessoa possa se tornar sujeito ativo e de sua aprendizagem, independentemente do tempo e do espaço; para tal é pertinente a utilização de materiais educativos, sustentada por meios e formas de comunicação diferenciados. Esta modalidade de educação permite, segundo Neder (1999), maior respeito aos ritmos pessoais, à medida que, suplantando um modelo de fluxo linear, possibilita uma dimensão cíclica com um ir-e-vir, um retomar, um rever, um refazer, abertos aos acontecimentos produzidos por sujeitos culturais, na circunstanciedade de seus tempos-espaços próprios e, portanto, diversos. A escolha dessa modalidade se coaduna com os eixos curriculares, contribui para um programa de formação de profissionais que se inclui num projeto de busca do aperfeiçoamento educacional e social.

A EAD se insere igualmente como possibilidade de instauração de novas relações paradigmáticas nas instituições educacionais, principalmente em termos de algumas questões, como tempo-espaço, por exemplo, que, engendradas pela lógica do pensamento modernista, que a concebe como único projeto civilizatório, impõem racionalidades estabelecidas em torno de relações autoritárias e assimétricas (Neder, 1999). A EAD, neste sentido, oferece possibilidades de nova prática educativa e social, por suas características e sua forma de organizar a aprendizagem e os processos formativos. Como prática social, a EAD deve compreender o contexto em que se dá e comprometer-se com os processos de libertação do homem em direção a uma sociedade mais justa, solidária e igualitária. Dessa forma, a Educação a Distância tem por objetivos: democratizar o acesso à educação; propiciar uma aprendizagem autônoma e ligada à experiência; promover um ensino inovador e de qualidade e incentivar a educação permanente.

Objetivo Geral: O objetivo principal do curso de pós-graduação Lato-Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho é proporcionar uma preparação de profissionais que lidam diretamente com questões relacionadas à Segurança no Trabalho. O referido curso visa primordialmente abordar aspectos políticos, econômicos e sociais sobre a Segurança no Trabalho, de forma a conscientizar e ensinar o aluno sobre as suas responsabilidades como Engenheiro de Segurança do Trabalho, além de informá-lo sobre as penalidades civil e criminal a eles associadas.

Objetivo Específico: O referido curso de especialização, que ora apresentamos, visa atender aos alunos graduados em engenharias e arquitetura, dando-lhes as condições necessárias e suficientes de se tornarem especialistas em Engenharia de Segurança do Trabalho, e, assim, possibilitando-lhes atuarem profissionalmente amparados pelas Normas e Legislação vigentes no país.

 Público Alvo

Engenheiros e arquitetos.

Concepção do Programa

Este curso está programado para ter início em 01 de agosto de 2018 e término em 01 de agosto de 2020; tem um elenco de 18 disciplinas, sendo quatorze no caráter obrigatório e as quatro restantes no caráter complementar. O aluno deverá cumprir uma carga horária mínima de 600 horas/aula em disciplinas, sendo essas distribuídas da seguinte forma:

1 - o aluno deverá cursar e ser aprovado nas quatorze disciplinas obrigatórias, cumprindo uma carga horária de 565 horas/aula;

2 - o aluno deverá cursar e ser aprovado em, pelo menos, duas disciplinas complementares cumprindo, assim, uma carga horária mínima de 50 horas/aula.

As avaliações e as aulas práticas serão realizadas nos polos de apoio presencial com a aplicação de uma prova escrita sobre o conteúdo das disciplinas a serem cursadas. O aluno deverá comparecer ao seu polo de apoio presencial para realizar as provas escritas e participar das aulas práticas a serem ministradas.

Universidade Federal de São João del-Rei