Mundos Nativos: Saberes, Culturas e História dos Povos Indígenas

Apresentação

O Brasil, país multicultural e pluriétnico, tem o privilégio de contar com uma diversidade extraordinária de povos indígenas. No entanto, infelizmente, a grande maioria dos brasileiros pouco sabe sobre os povos nativos, resultando em boa medida no desconhecimento e equívocos a respeito dos saberes, culturas e história dos povos indígenas, imperando distorções, preconceitos e estereótipos alarmantes disseminados na sociedade brasileira.

A Especialização “Mundos Nativos: Saberes, Culturas e História dos Povos Indígena” procura assegurar o respeito ao que dispõe a Lei 11.645/2008, que tornou obrigatório o ensino de história e culturas indígenas nos currículos escolares, possibilitando um canal de superação dessa lacuna na formação escolar ao contribuir para o reconhecimento e a inclusão das diferenças étnicas dos povos indígenas na forma de se pensar o Brasil em sua sociodiversidade. O registro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Censo de 2000, reconhece 305 etnias indígenas, com 274 línguas diferentes. Os índios são quase 900 mil, correspondendo a 0,47% da população do país, sendo que um terço vive nas cidades e o restante em áreas rurais. Grande parte está concentrada nas aldeias, em 689 Terras Indígenas. O legado desses povos é, portanto, um patrimônio cultural do Brasil e da humanidade!

Um dos maiores desafios é justamente a capacitação de professores que estão atuando nas escolas (“Formação Continuada”) públicas e privadas. Isso significa dizer que, a inclusão de um curso que tratz a temática indígena é estratégica para a disseminação da memória e história dos povos indígenas, reconhecendo e respeitando os índios em suas reivindicações, conquistas e garantias de direitos e em suas diversas expressões socioculturais. Por essa razão, o ensino das culturas e história dos povos indígenas são instrumento decisivo para transformar as práticas pedagógicas, favorecendo novos olhares e promovendo uma convivência respeitosa baseada no diálogo entre os diferentes atores sociopolíticos e criando a oportunidade de socialização dos múltiplos saberes.

Ao adotar como foco central os “mundos nativos”, o curso aborda de maneira estimulante um leque de temas que envolve diversas áreas do conhecimento (história, arqueologia, arte, geografia, direito, educação, ciências naturais etc), relativizando o conhecimento hegemônico de matriz européia, alegadamente universal, ao interrogar outras formas de construção de saberes como a dos povos originários. Desta forma, põe em causa a supremacia do pensamento ocidental-moderno, oferecendo aos alunos a experiência de se pensar outras ontologias, epistemologias, narrativas e saberes.

Tem por objetivo oferecer aos professores e comunidade uma sólida formação, metodológica e teórica de carácter multidisciplinar, dirigida a sua área académica de interesse e estimular a investigação, por meio de disciplinas dirigidas por especialistas em suas respectivas áreas. O programa coloca especial ênfase na docência, mas conjuga a pesquisa, destinando parte do programa para a elaboração e desenvolvimento do projecto de pesquisa, com tutorias personalizadas, monitoramento e orientação de professores qualificados.

Objetivos

O objetivo do curso de Especialização “Mundos Nativos: Saberes, Culturas e História dos Povos Indígenas” é atender aos professores da rede pública e privada, procurando compreender o amplo e complexo processo histórico dos povos indígenas do Brasil, dentro de um ampla perspectiva interdiciplinar de áreas do conhecimento. Para tanto, recorreremos a uma historiografia acadêmica representativa sobre as diferentes áreas do conhecimento.

Público-Alvo

       O curso destina-se aos professores da rede pública e privada e funcionários das secretarias de educação dos municípios, bem como alunos graduados e/ou outras demandas sociais.

Estrutura Curricular

Ementa Geral do Curso  

Etno-história indígena como tema transversal: metodologia e fontes. Teorias da Decolonização. Antropologia, História e Arqueologia: Historiografia e história indígena. Contatos interculturais: índios, afro-descendentes e europeus. Concepções e imagens dos índios. Força de trabalho indígena, terra e colonização. Resistências indígenas. História do direito dos povos indígenas. Políticas e legislação indigenista da Coroa portuguesa e do Império brasileiro. O indigenismo brasileiro: a Comissão Rondon. Regime tutelar republicano: SPI e FUNAI. Políticas e práticas contemporâneas: indigenismo laico versus missões religiosas. Movimentos indígenas, mobilização panamericana. Violações e Direitos dos Povos indigenas do Brasil. Os índios no ensino de História. Educação indígena. Saberes nativos: contribuição dos povos indígenas à cultura e ciência. Os índios hoje: desafios e lutas das organizações indígenas. A sociodiversidade indígena no Brasil - onde estão e quais são os povos indígenas; Territorialidade e povos indígenas - Dados gerais sobre a demografia indígena; Classificação dos povos indígenas pela diversidade linguística - troncos e famílias linguísticas.

Abertura do curso de Especialização em “Mundos Nativos: Saberes, Culturas e História dos Povos Indígenas”

1 -  “Ensino à distância e Ferramenta Moodle”

Ferramentas da plataforma Moodle. Conceituação e histórico da Educação a Distância. Princípios e fundamentos do ensino a distância. O Ambiente Virtual de Aprendizagem: características e possibilidades. O processo de avaliação de aprendizagem na Educação a Distância.

2 -  “Arqueologia e as Artes Indígenas - Das paisagens ancestrais ao Brasil contemporâneo”

A primeira colonização da América: ocupação da paisagem, conformação de territórios e diversificação cultural do paleoindio. Do estudo de vestígios de cultura material – arte rupestre, lítico e cerâmica – à arqueologia da paisagem. Conceitos da Antropologia, História e Arqueologia: a etnohistoria como tema transversal. Categorias para a compreensão da diversidade sociocultural - tribos, comunidades, etnias. Dinâmicas sociais, poder e assimetria no contexto de relações interétnicas: as diversas concepções e preconceitos referentes aos povos indígenas. Debate conceitual: assimilação, civilização, integração, aculturação. Sítios arqueológicos, paisagens culturais e espaços históricos indígenas como legado e atração para o turismo cultural – o caso da Estrada Real. Tradições e artes indígenas: patrimônio cultural brasileiro. Resistência cultural e arte indígena no mundo contemporâneo.

3 -  “Brasis indígenas: pensando os índios na História”

Pensar os índios na História: desafios, possibilidades e fontes. Índios coloniais: múltiplas experiências; classificações controversas. Contatos interculturais: índios, afro-descendentes e europeus. Aldeamento, missionação e catequese: aldeamentos/”descimentos”/”guerras justas”/redução demográfica/escravização. Concepções e imagens dos índios. Força de trabalho indígena, terra e colonização. Modalidades de resistências indígenas. A Inquisição e os índios: as fontes e suas possibilidades de pesquisa do contato cultural. Os índios no Império do Brasil: entre a idealização e a mestiçagem. Índios, caboclos e mestiços no Nordeste: classificações étnicas e a luta pela terra. Políticas indigenistas na República do Brasil. Etnogêneses, fluxos culturais e identidades políticas. Uma História de longa duração e os índios como protagonistas.

4 -  “Pensamentos, Mundividência e Saberes Nativos”  

Videoconferências, documentários, filmes, e/ou textos de especialistas de várias áreas do conhecimento, inclusive de textos e depoimentos de lideranças indígenas, sobre a perspectiva nativa na construção dos saberes étnicos).

5 -  “História dos Direitos dos Povos Ameríndios”

Conceitos fundamentais do Direito indígena.  Panorama histórico do  tratamento jurídico da questão indígena no Brasil. O indigenismo brasileiro: a Comissão Rondon. Regime tutelar republicano: SPI e FUNAI. Movimento indígena, mobilização da sociedade civil e os direitos dos Povos Indígenas na Constituição de 1988. Movimentos Indígena e Indigenista: lutas dos povos indígenas na defesa dos seus direitos; concepções e práticas socioculturais dos povos indígenas. O indígena no direito administrativo. Instrumentos do Direito Internacional para os direitos dos Povos indígenas no Brasil.  Relatoria das violações dos Direitos Humanos e os povos indígenas. 

6 -  “Ensino e Educação Indígenas”

Teorias decoloniais e descolonizantes na Educação. Educação indígena, educação para indígenas e os processos próprios de aprendizagem. Memória, tradição, oralidades e performance. A história indígena no ensino de História. Perspectivas políticas na Educação Escolar Indígena. A educação dos povos indígenas em Minas Gerais.

7 -  “Espaço, Patrimônio e Turismo Cultural”

Conceito de patrimônio histórico, cultural, ambiental e a sua inter-relação com turismo cultural. Lugares de memória e bens culturais. Direito de Patrimônio cultural. Patrimônio cultural e tutela jurídica das identidades. Princípios da tutela do meio ambiente. Patrimônio cultural intangível. Conhecimentos e memórias tradicionais. Paisagens culturais e Políticas de Patrimônio. Características do espaço geográfico em suas diversas escalas, destacando a diversidade ambiental. Geodiversidade. Geoturismo. Geopatrimônio. Geoconservação.

8 -  Projeto de Pesquisa”

Estrutura do projeto de pesquisa.O projeto de pesquisa e a delimitação do objeto. (objeto e problematização; balanço teórico; balizas metodológicas; hipóteses, fontes; cronograma e bibliografia). Problemas relativos à escolha de um objeto de pesquisa: sua relevância, social e/ou científica; sua viabilidade e sua originalidade, delimitação temporal, espacial e analítica. Análise e cruzamento de fontes. O conceito e a variedade das fontes, a importância da empiria e da coleta de material. O paradigma indiciário e a formulação de hipóteses. O “estado da arte” e os meandros da leitura acadêmica.

9 -  Orientação do TCC”

Apresentação do TCC”

Banca Presencial / Apresentação e avaliação do TCC

Encerramento do Curso

Conferência de encerramento

Universidade Federal de São João del-Rei